Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A busca do líder pelo autodesenvolvimento

Um líder sempre deve buscar seu autodesenvolvimento, e as grandes mudanças de emprego são, geralmente, as maiores experiências de desenvolvimento na carreira de uma pessoa. Contudo, independentemente de ser ou não um líder, você não pode contar com mudanças de emprego como a principal estratégia para obter atribuições desafiadoras. Essas mudanças não acontecem com tanta frequência, e obtê-las geralmente é algo fora do controle individual.

Por outro lado, você pode buscar o desenvolvimento contínuo como um líder a partir do conceito de desenvolvimento local, o qual consiste em adicionar desafios às buscas que envolvem ou não o seu trabalho atual para ampliar seu portifólio de experiências de liderança. Três estratégias comuns na criação de atribuições de desenvolvimento locais são: reformular o emprego, assumir tarefas temporárias e buscar desafios fora do local de trabalho. Para colocar essas estratégias em prática, existem três etapas que você pode seguir por conta própria, com a ajuda de um coach ou de um chefe, ou fazendo parte de um workshop. Elas são:

Etapa 1: Identificar os tipos de experiências que você precisa adicionar ao seu portifólio de liderança. Você deve buscar experimentar tarefas de trabalho desafiadoras que podem estimular o desenvolvimento de um líder, e deve experimentá-las diversas vezes ao longo de sua carreira. Para escolher um desafio e adicioná-lo ao seu trabalho atual, você precisa se fazer as seguintes perguntas:

  • A quais desafios eu fui menos exposto?
  • Há desafios que eu não experimento há anos?
  • Há desafios que meu trabalho atual raramente proporciona?

Assim, você poderá moldar suas experiências profissionais de forma a se desafiar naquilo que tem o maior potencial de desenvolvimento de capacidades de liderança.

Etapa 2: Ter ideias de onde você pode encontrar essas experiências. Você deve escolher dois ou três desafios que você está buscando e começar a pensar em ideias sobre como você poderia adicioná-los ao seu trabalho.

Você deve reformular seu trabalho, adicionando a eles novas responsabilidades de forma mais ou menos permanente. Podem ser responsabilidades transferidas do seu chefe para você (ou trocadas com seus colegas). Ou, ainda, podem ser responsabilidades que ninguém assumiu em seu grupo ou organização. Outra forma de reformulação é se concentrar mais em um aspecto do seu trabalho que não esteja recebendo a atenção necessária.

Além disso, você pode assumir uma atribuição temporária e procurar tarefas ou responsabilidades que sejam limitadas pelo tempo: projetos, forças-tarefas, eventos únicos, ou atribuições que podem ser rotativas entre os membros da equipe. Você também deve buscar desafios fora do espaço de trabalho. Assuma responsabilidades de liderança na comunidade e em organizações sem fins lucrativos, religiosas, sociais ou profissionais. Contudo, não confie apenas em si mesmo para ter essas ideias. Pergunte aos seus colegas de trabalhos e amigos se eles têm alguma indicação que possa ser útil para você.

Etapa 3: Elaborar um plano. Depois de passar pelas duas etapas anteriores, é hora de estreitar suas opções e escolher uma tarefa de desenvolvimento para realizar. Converse com seu chefe e com outros interessados para descobrir o que é prático, factível e que seria mais benéfico para a organização e que, ao mesmo tempo, seja uma fonte maior de motivação para você. Depois de decidir qual tarefa assumir, você precisa de um plano formal para maximizar a sua aprendizagem a partir dela. Para isso, você precisa de clareza para pensar nas habilidades, comportamentos e ações necessários para realizar a tarefa, além de identificar o tipo de apoio do qual você vai precisar e com quais estratégias você deve se comprometer para se concentrar no aprendizado obtido.

Ao seguir essas três etapas, você pode criar um mapa de liderança e realizar tarefas e atividades desafiadoras que farão de você um líder em desenvolvimento constante e pautado em experiências importantes e enriquecedoras para a sua carreira e também para a sua organização.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates