Share This Article
Muitas pessoas associam a imagem de um líder com a de alguém que sabe delegar, esquecendo-se que tão importante quanto transferir responsabilidades é saber executar.
Líderes que sabem executar não esperam a mudança acontecer. Seguram a responsabilidade em suas mãos e dirigem a transformação, atuando como catalisadores daquilo que esperam ver.
Dave Ulrich, em um artigo para o The RBL Group sobre as disciplinas essenciais da execução, faz uma comparação do líder executor com a Primeira Lei de Newton.
Um objeto em repouso permanece em repouso, ou se estiver em movimento, permanece em movimento com velocidade constante, a menos que uma força externa atue sobre ele.
A função do líder é ser a força que induz o movimento e o mantém constante, gerando valor para a empresa e seus clientes. Mas como garantir que isso aconteça? Confira a seguir os 5 passos fundamentais.
1. Seja o Precursor da Mudança
O líder que faz a mudança acontecer é o primeiro a caminhar em direção à ela. Mas não se engane: não é porque ele vai na frente que ele não precisa ter apoio, muito pelo contrário.
O apoio da liderança, assim como a clareza da necessidade da mudança e dos resultados que se pretende alcançar por meio dela, adesão das partes interessadas, recursos dedicados e o monitoramento constante são (não somente, mas principalmente eles) fundamentais no processo de execução.
2. Definir e Seguir o Protocolo de Decisão
De pequenas tarefas a grandes transformações, muitos líderes não conseguem executar o que se propõem porque não há clareza no processo de decisão. Este é um problema que precisa ser eliminado antes mesmo de aparecer.
A melhor maneira de se fazer isso é respondendo às perguntas: qual é o objetivo, quem é responsável por ele, quando deve acontecer, quais informações e pessoas devem estar envolvidas e como acompanhar a aplicação.
3. Assegurar Responsabilidade
Parte da responsabilidade de um líder executor é garantir que todos os envolvidos, direta ou indiretamente no processo, estejam cientes da sua responsabilidade na execução e também nos resultados aos quais dará origem.
“Quando um indivíduo ou equipe sente a propriedade pessoal e a responsabilidade de fazer algo, eles são responsáveis. Uma responsabilidade clara sobre quem fará o quê leva à ação e aos resultados. Essa responsabilidade aumenta quando há padrões, consequências e feedback claros.” – Dave Ulrich
4. Construir Equipes Alinhadas ao Propósito
Em colaboração ao item anterior, esta é a prova final de que ser um líder executor, definitivamente, não significa fazer tudo sozinho, mas construir equipes qualificadas e dispostas a trabalhar pelo mesmo objetivo.
A filosofia do RH ágil é extremamente útil aqui. Independentemente do tamanho da equipe, tarefa ou projeto que precisa ser executado, transparência, colaboração antes de hierarquia, adaptabilidade, inspiração e comprometimento são fundamentais.
5. Assegurar a Qualidade Técnica
Tendo seguido todos os passos acima, o líder executor deve garantir que tudo isso se torne real e palpável, assegurando a qualidade técnica no presente e acompanhando constantemente para identificar as tendências emergentes que garantirão que a excelência alcançada se mantenha no futuro.
Em qual destes 5 passos você considera que os líderes atuais têm mais dificuldade?