Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Learning Agility – agilidade com mudanças

Hoje vamos continuar nossa série sobre Learning Agility. Para isso, vamos relembrar: Learning Agility é um conjunto de habilidades aliado à disposição para aprender a partir da experiência seguida da aplicação do aprendizado para a obtenção de sucesso em situações novas ou condições inéditas.

O conceito de Learning Agility é muito importante para fazer um bom mapeamento de habilidades, traçar um plano de sucessão dentro da empresa e avaliar uma pessoa antes de ela assumir um desafio de maior complexidade, como uma promoção, por exemplo. Assim, Learning Agility se encaixa muito bem na avaliação de posições de liderança, e embora em uma carreira técnica seja possível trabalhar mais com competências do que com potencial, sempre é interessante identificar o mais cedo possível as pessoas que apresentam esses comportamentos e capacidades.

Como já conversamos anteriormente, o conceito de Learning Agility tem base em cinco grandes pilares: autoconsciência; agilidade mental; agilidade com mudanças; agilidade com resultados; e agilidade com pessoas. Já falamos sobre autoconsciência e agilidade mental, então hoje vamos tratar da agilidade com mudanças.

A agilidade com mudanças é o grau de questionamento que o indivíduo se faz sobre o status quo, o futuro e as tendências. Existem algumas perguntas que são feitas constantemente por pessoas que apresentam essa agilidade: e se? Por quê? Por que não?

Essas pessoas experimentam novas abordagens e sabem ler o ambiente de mercado para insistir nas melhores ideias. Sua velocidade de reação diante das mudanças – sejam elas provocadas por nós mesmos ou pelo ambiente de trabalho – é um fator importante e que pode ser determinante para o sucesso de uma carreira ou de uma empresa.

Assim como nos demais pilares, há características e comportamentos que são típicos de uma pessoa que apresenta agilidade com mudanças. Ao todo, eles são cinco, sendo os três últimos os mais complexos e sofisticados:

  • Melhoria contínua: as pessoas que têm agilidade com mudanças se propõem a melhorar a cada dia, nem que seja uma melhoria de 1% em relação ao dia anterior, e isso faz com que, no trabalho, elas busquem projetos e resultados que são 10 vezes melhores que os anteriores. São pessoas propositivas e que estão sempre se provocando e pensando no que pode ser diferente, no que pode ser acelerado ou melhorado;
  • Experimentação: quem é ágil com mudanças gosta de testar, de experimentar, é uma pessoa experimentadora que está sempre colocando as coisas à prova – e principalmente se colocando à prova. Essa experimentação também se caracteriza na disposição da pessoa a correr riscos, pois toda mudança tem chances de dar certo ou não;
  • Visão de futuro: esta já é uma característica mais sofisticada da pessoa que apresenta agilidade com mudanças. Pessoas visionárias olham para a frente, acompanham diferentes tendências e fazem o cruzamento entre essas tendências, de forma a moldar o futuro e trabalhar com diferentes possibilidades;
  • Gestão da inovação: um gestor da inovação não se dá por vencido, não se conforma e não se contenta com o status quo. A pessoa que apresenta essa característica não para de tentar, não importa quantas vezes se depare com o fracasso, e por isso ela consegue colocar ideias criativas em prática e está sempre pensando em fazer coisas novas. Isso faz com que ela saiba navegar na organização e seja capaz de liderar, incentivar e influenciar times inovadores, justamente por saber lidar com os riscos e gerir as incertezas para trilhar um caminho ainda desconhecido;
  • Conforto em liderar mudanças: pessoas que têm agilidade com mudanças se sentem confortáveis em liderar e abrir os caminhos para as mudanças. São pessoas pioneiras, que dão a cara a tapa e sabem suportar a pressão e até mesmo eventuais ataques pessoais dentro da organização, mantendo-se firme em sua posição de liderança – o que é muito normal, já que para cada pessoa que defende uma mudança, geralmente há dezenas que preferem não mudar.

Em suma, uma pessoa que apresenta agilidade com mudanças busca uma melhoria contínua e está sempre disposta a experimentar coisas novas, fazer testes e conexões e assumir riscos em prol de sua visão do futuro. As pessoas que se destacam dentro dessa característica também são boas gestoras da inovação, não desistem de tentar diante dos fracassos e são capazes de liderar as mudanças dentro de uma organização, incentivando e influenciando times inteiros e assumindo os riscos e as críticas que eventualmente ocorrerem.

E você? Qual foi a última situação em que você foi resistente a uma mudança? Como você gerenciou essa situação? Quais foram as lições aprendidas? Você consegue aplicar essas lições em outras áreas e contextos da sua vida? Essa autoanálise é fundamental para que você seja capaz de reconhecer também nos outros o potencial de sucesso com base na agilidade com mudanças.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates