Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Learning Agility – agilidade com resultados

Hoje, vamos continuar falando sobre o uso de Learning Agility – um conjunto de habilidades aliado à disposição para aprender a partir da experiência seguida da aplicação do aprendizado para a obtenção de sucesso em situações novas ou condições inéditas – para mapear o potencial de executivos. As competências são muito importantes para o desempenho, mas elas não são, sozinhas, suficientes para predizer o potencial.

Estudos mostram que, para os adultos, 70% do aprendizado se dá na prática, 20% acontecem em relacionamentos, como mentorias e coaching, e os outros 10% acontecem na sala de aula, como em treinamentos e processos educacionais formais.

Mas não é só porque um estudo aponta uma proporção normalmente observada para o aprendizado que a gente, de fato, consegue seguir esse padrão na nossa aprendizagem. Existem diversos comportamentos e atitudes que são necessários para que uma transforme esses 70% de prática em aprendizado real.

Nesse contexto, quando falamos das práticas no trabalho – e em particular sobre as condições inéditas para que essas práticas ocorram –, elas não são vistas apenas em situações em que uma pessoa é promovida, mas também estão presentes quando ocorre uma mudança de empresa, por exemplo. Por isso, o conceito de Learning Agility pode ser aplicado também na hora de contratar uma profissional.

Como já vimos ao longo desta série de artigos, o conceito de Learning Agility tem cinco grandes pilares como base: autoconsciência; agilidade mental; agilidade com mudanças; agilidade com resultados; e agilidade com pessoas. Já falamos sobre autoconsciência, agilidade mental e agilidade com mudanças, então chegou a hora de abordarmos a agilidade com resultados.

Agilidade com resultados é a capacidade de entregar resultados por si e através dos outros, com exigência pessoal de alta performance e resiliência para superar obstáculos. É inspirar, acompanhar equipes e criar propósitos para ampliar o impacto sobre o time e com o time.

Em outras palavras, a agilidade com resultados não é simplesmente a capacidade individual de uma pessoa de entregar resultados, mas também a capacidade de gerar resultados por meio de outras pessoas, como na liderança de uma equipe ou até mesmo por influência direta ou indireta.

Como nos demais pilares, também é possível destacar alguns comportamentos característicos de pessoas que possuem agilidade com resultados. Veja os cinco principais:

  • Foco/drive: este é um comportamento típico da pessoa para a qual uma missão dada pode ser considerada uma missão cumprida. A pessoa, ao receber uma tarefa, desafia-se para concluí-la e alcançar seus objetivos, trazendo resultados de alta performance e acima da média. Esse comportamento também permite que a pessoa realize diversas tarefas paralelamente e obtenha êxito em todas elas, afinal, quando se tem capacidade de gerar resultados a partir de outras pessoas, é possível fazer o gerenciamento de diferentes situações paralelamente e de forma eficiente;
  • Entregar na incerteza: a pessoa precisa ter resiliência e ser capaz de entregar resultados mesmo em condições desfavoráveis. Normalmente, quem tem essa característica resolve os problemas que ninguém mais foi capaz de resolver;
  • Presença: o profissional que tem presença consegue manter a calma e a concentração em qualquer situação – como, por exemplo, o Mestre Yoda, da saga Star Wars. Ele sempre sabe o que fazer, projeta confiança e equilíbrio, é visto como uma luz e como uma referência. Normalmente, é esse profissional que assume a liderança em uma situação de crise;
  • Desenvoltura: pessoas que têm a agilidade com resultados como característica buscam a superação e tiram o máximo proveito dos recursos disponíveis, mesmo que eles sejam escassos. As pessoas que apresentam desenvoltura se adaptam rapidamente a novas circunstâncias e identificam os caminhos a serem seguidos quando uma abordagem inicial não é bem-sucedida;
  • Inspirar os outros: esse comportamento já tem um maior nível de complexidade e dificuldade. Uma pessoa que inspira os outros é aguerrida e comprometida; ela lidera pelo exemplo e está sempre motivando todos ao seu redor, pois é capaz de investigar e identificar o fator de motivação de cada um e usar essa informação para criar um propósito e compartilhar uma visão comum para atingir os resultados esperados. É uma pessoa que tem um alto nível de energia e entusiasmo para contagiar os demais.

A partir da análise desses comportamentos e das características de Learning Agility, podemos listar algumas particularidades das experiências desafiadoras que mais ensinam as pessoas que têm grande potencial. Normalmente, essas experiências são aquelas em que:

  • O sucesso não é garantido (geralmente, é um projeto ambicioso e novo, e não uma situação corriqueira na empresa);
  • A responsabilidade está a cargo da pessoa;
  • Trabalhar com pessoas novas ou muitas pessoas é um requisito;
  • A exigência e a pressão são altas, pois há expectativas de outras pessoas e, às vezes, poucos recursos e pouco tempo;
  • A influência sem autoridade é necessária, pois a pessoa precisa influenciar também aqueles que não estão sob seu comando direto;
  • Há uma grande diferença com relação a tudo o que a pessoa já fez antes;
  • O trabalho será alvo de críticas ou avaliações;
  • Há um território novo para a empresa ou comunidade;
  • Muitos recursos pessoais são necessários para gerenciar a situação.
  • A habilidade de lidar com complexidade e ambiguidade é testada.
  • Há algum obstáculo envolvido.

Quando queremos planejar o desenvolvimento com a prática e a experiência, seja o nosso ou o de pessoas com alto potencial já identificado, é preciso buscar experiências com essas características. Ter conhecimento sobre esse assunto serve para diferenciar as pessoas que aprenderam a partir da vivência em ambientes controlados, tranquilos e já conhecidos, daquelas que aprenderam em situações adversas, por meio da superação de obstáculos e desafios. Assim, é possível dar pesos e medidas diferentes para cada uma delas, o que aumenta o grau de precisão da avaliação.

Quer fazer um teste? Pegue as pessoas que têm um grande potencial de desenvolvimento e as coloque em situações desafiadoras. Você verá como o crescimento delas será muito mais acelerado.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates