Compartilhar artigo
Segundo a consultoria PwC, cerca de 58% das companhias usam HR Techs para achar, atrair e reter talentos. Estima-se que este mercado exceda a marca de 10 milhões de dólares apenas este ano. Estas tecnologias podem ser definidas como um conjunto de soluções que oferece opção inovadoras para atração, aumento de eficiência e inteligência à área de Recursos Humanos. A necessidade de solucionar a dor em se identificar o pessoal certo provavelmente alimentará a expansão da indústria de software de gestão de talentos nos próximos anos. O segmento está previsto para aumentar em um CAGR de mais de 14% nos próximos anos.
Mas estas tecnologias buscam não apenas o ganho de eficiência dentro deste setor, mas também a oportunidade de inovar e mudar processos, principalmente através de analytics que são possíveis extrair em tais plataformas. Eles podem trazer insights sobre cultura, pipeline de talentos, e até aumento de engajamento e redução de custos.
Apesar de ser uma categoria ainda de nicho, só no Brasil já foram mapeadas 408 soluções pela consultoria Distrito, e desde 2015 estas startups se encontram em ascensão. Em 2022, o volume de investimentos foi alto, com destaque para a captação de US$ 94 milhões da Gupy e o mega round de US$ 100 milhões da Sólides. Entre os destaques das HRs Techs brasileiras estão o Vagas, Gupy, Gympass e Ahgora.
Considerando as tendências de Futuro do Trabalho e Fórum Econômico Mundial, as plataformas focadas em Desenvolvimento de Skills e Upskilling tendem a crescer exponencialmente em um futuro breve, devido às necessidades de habilidades previstas como essenciais aos colaboradores. Startups de educação e capacitação continuada vão estar em expansão.
O cenário atual de RH está focado no crescimento do mercado e na experiência do funcionário (ou Employee Experience), mas 80% dos funcionários e 92% dos gerentes em uma pesquisa do Gartner de 2020, admitiram não acreditar que eles ou suas empresas estejam preparados para o futuro.


Segundo a PwC, estas são as cinco maneiras pelas quais os líderes de RH podem aproveitar ao máximo seus investimentos em tecnologia:
- Implantar métodos eficazes para impulsionar a adoção da tecnologia:
Incentivo ao uso; Acesso por mobile; Treinamento; Gamificação; Comunicação dos líderes; Penalidades pelo não uso.
- Uso da tecnologia para gerenciar melhor o trabalho remoto:
Certifique-se de que suas ferramentas de rastreamento encontrem o equilíbrio certo na medição do engajamento e dos resultados sem prejudicar a confiança.
- Abordar os desafios comuns da nuvem com antecedência:
Agir rapidamente nas habilidades da nuvem e na segurança cibernética específica da nuvem pode tornar a mudança mais bem-sucedida.
- Adotar uma abordagem gradual para obter suporte para tecnologia disruptiva:
Crie um case de negócios forte para avançar gradualmente, produzindo resultados consistentes que comprovem a necessidade de mais investimentos.
- Evitar o arrependimento do fornecedor. Foque no que realmente importa:
Ao passar por uma seleção/avaliação, avalie seu futuro parceiro fornecedor em várias dimensões e tenha uma visão de longo prazo.

Marcella Paolucci
Consultora de inovação, Design Thinking e projetos ágeis na Salt Transformation Insights.