Compartilhar artigo
O Futuro do Trabalho nos fará (ou exigirá) mais empreendedores, sem distinção de onde estejamos empreendendo, em nosso próprio CNPJ, ou no CNPJ de outra pessoa.
O Ricardo Amorim divulgou uma pesquisa da Infomoney que trazia a seguinte informação:

Se você é um desses 76% de profissionais brasileiros que está repensando a carreira após a pandemia, eu quero te ajudar e mostrar um caminho. Sabe por quê? Porque eu entendo o que você está passando pois vivi exatamente a mesma situação, há 6 anos, quando assumi pra mim mesma que eu queria mais flexibilidade, autonomia, autoralidade, ou seja, criar e fazer o que eu acredito.
Desde então virei uma Consultora Empreendedora! É claro que minha ideia não é inédita. Se olharmos uma reportagem da Infomoney em agosto de 2019, escrita por Giovanna Sutto, podemos ver que ela traz 4 tendências que todo profissional precisa saber pra não ficar sem emprego. Lá ela destaca pesquisas indicando que 50% da força de trabalho mundial será freelancer entre 2025 e 2030.
Nessa mesma reportagem, Rodrigo Sahd, executivo da Foursales, menciona que “um dos problemas que impactam o mercado de trabalho hoje é que pouquíssimos profissionais têm ciência da proporção das transformações que estão acontecendo e por vir.”
Há ainda a menção de um especialista da Comissão Europeia de Inteligência Artificial sobre “mais profissionais se tornarão consultores, trabalhando em projetos e iniciativas individuais.”
Se o futuro aponta para o nosso posicionamento com Marca própria e prestação de serviços de consultoria, a pergunta que fica é: Afinal, o que é Consultoria?
Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade.
É o formato de trabalho que faz muito sentido para o trabalhador do conhecimento, especialmente na era digital, em que muito do trabalho transacional foi ou será digitalizado, e o que precisamos é usar nossa capacidade de forma holística: unir o intelecto, as habilidades, como criatividade, ousadia, garra, influência para gerar valor.
A consultoria é um nicho amplo, que pode ser segmentado de várias formas: Consultoria Empresarial, quando você atende empresas, conhecida como Consultoria B2B, e Consultoria para pessoa física, quando os clientes são as próprias pessoas, B2C.
Além disso, há muito nichos possíveis, como por exemplo: Consultoria em RH, Finanças, Gestão Empresarial, Marketing, etc.
Dá pra perceber que é um mundo de oportunidades. Onde há um problema real a ser resolvido, é possível prestar serviço de consultoria.
Então costumo dizer que emprego às vezes não tem, mas podemos sempre encontrar trabalho! Emprego é diferente de trabalho.
Emprego é um vínculo como CLT. Emprego tem salário, algumas vezes remuneração variável e benefícios, como assistência médica, seguro de vida, vale alimentação.
Trabalho é um ofício, uma ocupação que gera resultado e transformação. Você vira um CNPJ. Tem faturamento, honorários, dividendos (lucro) e benefícios: autonomia, liberdade, flexibilidade e espaço de criação.
E a principal diferença: pra ter um emprego você precisa que alguma empresa esteja procurando as suas qualificações especificamente.
Pra ter um trabalho, você precisa ouvir o que o mercado quer e atender a demanda existente, de várias empresas ou pessoas.
Se quiser saber mais sobre o mindset, as habilidades e a prática do empreendedorismo em consultoria é só acompanhar meus artigos por aqui.
Você tem alguma dúvida de como se dará essa transição da era de empregos para a era de Consultores e Autônomos?